Janete Leão Ferraz

Janete Leão Ferraz

Jornalista

Formada em Comunicação Social, durante dez anos (1988 a 1998), foi repórter especial da Revista Veja, nas áreas de saúde, comportamento e consumo, amealhando oito Prêmios Abril. Foi Sub-editora de comportamento e primeira titular da coluna Gente da Revista IstoÉ; correspondente internacional quando onde cursou especialização em Business na UCSB.

Janete é atriz, escritora, roteirista e palestrante. Como gestora na Ferraz e Cortella, atua na produção e editoração de conteúdos ligados às áreas de Saúde e Educação Organizacional, Desenvolvimento de Projetos, Consultoria de Comunicação, Imagem e Carreira, elaboracão e supervisão de conteúdos para Educação à Distância e também para revistas e sites variados.

Concebeu e organizou o livro “Qual é a tua Obra? Inquietações Propositivas, Liderança e Ética.” do Prof. Dr. Mario Sergio Cortella, com quem é autora do livro “Escola e Preconceito: docência, discência, decência”. É co-autora ainda de livros como “Adventure Team”, em parceria com a jornalista Barbara Gancia e os fotógrafos Bob Wolfenson e JR. Duran, e da coletânea “Nós Mulheres”, primeira edição, com o tema “Segundas Núpcias”.

Nas áreas de Comportamento e Saúde/Vaidade (a Beleza da Saúde e a Saúde da Beleza), Janete Leão Ferraz dedica-se há mais de 20 anos à pesquisas e estudo das questões sociais e comportamentais ligadas aos TA ( Transtornos Alimentares), à obesidade e suas co-morbidades. Esse trabalho resultou em seu primeiro livro-solo, “De top-Model a Ex- obesa, uma relação íntima com a balança! Um relato NÃO médico sobre a Obesidade no Brasil”, lançado em 2012.

O livro, também tema de palestras correlatas, mescla autobiografia, pesquisas e referências médico-científicas sobre as manifestações da obesidade, causas e efeitos. Seu grande diferencial é a linguagem descomplicada que traduz os termos médico-científicos, de forma a esclarecer seus interlocutores sobre os meandros da obesidade/TA e das cirurgias bariátricas existentes em todo o mundo.
Dirige a Ferraz & Cortella Editora, inaugurada em 2012, que aborda o tema “Beleza da Saúde e Saúde da Beleza.”, cujo o foco é, também, contemplar selos como “Novas famílias”, “Turismo Afetivo”, ” Multiplicidade Funcional no trabalho e na vida”, entre outros.