Palestras inspiracionais
Motivação vs Inspiração

As experiências acumuladas pelo Marcelo em seus retiros e vivências resultaram em um conjunto de insights muito interessantes. Parte do propósito desse filósofo é tornar essas ideias acessíveis. Ele desenvolveu uma série de palestras para os mais diversos públicos,  como uma maneira de levar suas reflexões filosóficas para o mundo prático. Essas palestras descontraídas e inspiradoras convidam a plateia a navegar por algumas de suas linhas de pensamento e a ver o complexo de forma simples.

Tanto pela maturidade de suas ideias, quanto pelo modo espontâneo e dinâmico que ele as apresenta, Marcelo é destaque em todos os eventos que participa. Com um carisma envolvente e uma oratória entusiasmada, suas palestras já foram ouvidas por mais de quarenta mil pessoas em todo o país. Sua fala exerce um profundo impacto no público, inspirando as pessoas a perceberem e a lidarem com o óbvio.

Palestras Sobre Educação. Reflexões para Educadores!

“Atualmente, Marcelo é destaque nos principais eventos educacionais do país. Secretarias de Educação o chamam para suas Jornadas Pedagógicas, ele já abriu as Semanas de Planejamento Pedagógico do SENAI e SESI da Bahia e Ceará, foi palestrante no maior evento educacional da América Latina, o Congresso Internacional Educar/Educador, já foi ouvido nas Jornadas Internacionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Maranhão e Bahia, nos Congressos Internacionais de Educação do Norte e Nordeste, viajou com a Editora FTD para palestrar no Espírito Santo, Brasília, Goiás e Maranhão e já visitou dezenas de escolas para conversar com educadores, pais e estudantes.” 

1. Educar pra quê? Professor pra quê?

Esta palestra é um convite a uma profunda e divertida reflexão sobre o modelo educacional atual.  Em uma conversa leve e descontraída, os educadores são estimulados a criar estratégias para melhorar a convivência com seus alunos.

2. O futuro da escola e a educação do futuro

Uma reflexão sobre o que é a educação hoje, de onde veio nossa filosofia educacional e para onde ela parece caminhar. Marcelo apresenta, com dinamismo e uma boa dose de humor, suas perspectivas em relação ao futuro da instituição escolar.

3. O despertar de uma consciência pedagógica

Marcelo inicia uma conversa sobre as relações verticais que temos com a criança, com o objetivo de despertar uma consciência pedagógica e inspirar educadores e pais a construir espaços onde a autonomia possa florescer de forma natural e espontânea.

Palestras Corporativas. Reflexões para o mundo organizacional.

1. O poder da influência. Reflexões sobre liderança e mudança de cultura

Em uma palestra inspirada e inspiradora, Marcelo fala sobre o papel do líder na era da colaboração. Temas como o fim da hierarquia, gestão compartilhada e relações horizontais são abordados de forma dinâmica e consistente, enquanto histórias e casos são contados para facilitar o entendimento do público sobre o poder da influência nas relações de trabalho.

2. Futuro, um delírio. Reflexões sobre estratégia e gestão de projetos.

Planejamento ou dimensionamento? Com essa provocação o filósofo Marcelo Sando fala sobre estratégia na concepção e execução de projetos. Com uma linha de pensamento filosófica que analisa o como projetamos o futuro e nos frustramos com o presente, Marcelo convida o público a entender e gerenciar a realidade, lidando com o real ao invés do ideal.

3. Propósito, entusiasmo e sentido. Reflexões sobre tempo, carreira e trabalho.

Nesta palestra sobre qualidade de vida, Marcelo leva o público a refletir sobre o bem estar físico, emocional, afetivo e cognitivo, estimulando as pessoas a organizarem suas rotinas e elaborarem melhor suas filosofias de vida. Com uma oratória entusiasmada e descontraída, esse jovem filósofo compartilha com a plateia as ideias e experiências que acumulou em seus retiros. Essas reflexões tem o propósito de inspirar as pessoas a serem uma revolução em suas próprias vidas.

4. Ethos! Qual a filosofia da sua organização? Reflexões sobre missão, visão e valores.

O filósofo Marcelo Sando aponta que é mais importante entender a cultura vivida de fato dentro de uma organização do que projetar uma imagem fantasia do que ela é ou deveria ser. Essa palestra sobre ética no mundo organizacional vai além de uma discussão sobre conceitos de “certo e errado” e mergulha numa analise da personalidade da empresa. Com uma abordagem dinâmica e inteligente, Marcelo convida o público a refletir sobre o caráter da instituição em que trabalham.

5. O ócio e o negócio. Reflexões sobre criatividade, inovação e produtividade.

“Inovar é reduzir atrito e fazer fluir”. Com essa frase o filósofo Marcelo Sando inicia uma conversa sobre os desafios do trabalho criativo. Suas reflexões filosóficas com tom autobiográfico elaboram de forma objetiva e descontraída as questões que envolvem a produção de inovação e o delicado equilíbrio entre o ofício de compor ideias e o bem estar mental. Ao final, Marcelo fala sobre como não enlouquecer quando se trabalha diariamente com ideias loucas.

6. Hospitalidade e acolhimento. Reflexões sobre servir e receber

Esta palestra, desenvolvida para profissionais de atendimento, leva o público a explorar com profundidade os conceitos de empatia e simpatia. Marcelo provoca reflexões filosóficas práticas sobre o afeto e a cordialidade no ato de atender. Com uma linguagem bem humorada e consistente, a palestra navega por histórias reais e imaginárias sobre o como atender e principalmente sobre o como não atender.

7. A filosofia do consumo. Reflexões sobre comprar e vender

Como a filosofia pode fazer melhores vendedores? Compreender a dinâmica psicológica por trás do consumo é uma forma de responder essa pergunta. Nessa palestra, dedicada ao público de vendas, o filósofo Marcelo Sando expõe uma surpreendente lógica filosófica sobre as relações de compra e venda. Esse bate-papo extrovertido e cheio de histórias leva a plateia a refletir que é melhor “fazer comprar do que tentar vender”.

8. Qual o ritmo da sua empresa? Reflexões sobre clima e ambiente de trabalho

Como lidar com o turnover das novas gerações?
Essa é uma das questões levantadas pelo filosofo Marcelo Sando nesta palestra. Fazendo uma análise sobre a monotonia dos processos e das relações de trabalho, ele propõe a criação de espaços e ações que potencializam pessoas. Nesta conversa aberta sobre fluidez e entusiasmo, Marcelo instiga reflexões potentes sobre o desenvolvimento de talentos.

9. Em tempos difíceis. Reflexões sobre gestão de crise

Como se preparar e como atuar em tempos difíceis? Trabalho em equipe, visão estratégica, inteligência em processos, eficiência no uso de recursos, são alguns dos temas abordados pelo filósofo Marcelo Sando nesta palestra sobre situações de crise, financeira ou organizacional. Marcelo oferece uma série de reflexões filosóficas, com impacto prático no dia-a-dia corporativo, sobre resiliência aplicada.

10. Palestras Customizadas. Reflexões sob encomenda

Além dos temas propostos, Marcelo elabora palestras de acordo com o perfil do seu público e as necessidades do seu evento. Nos envie um briefing e agendaremos uma
conversa para entender melhor sua demanda e elaborar uma proposta.