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Educacional

  1. Impacto dos valores e Preconceitos nas relações interpessoais: (flexibilidade, múltipla capacidade e convivência)
    Objetivo
    • Propiciar uma reflexão mais abrangente que possibilite uma compreensão crítica dos múltiplos fenômenos que envolvem, orientam e delimitam a ação humana e suas consequências;
    • Possibilitar uma análise crítica que abale os fundamentos de certezas cristalizadas, não como forma de desqualificá-las, mas para a diminuição de presunções aleatórias e geradoras de preconceitos.
    Conteúdos
    • Humanidade e Valores
    • Mutabilidade de Valores e Preconceitos
    • A visão de alteridade como princípio de convivência
  2. Ética, indivíduo, sociedade e empresa
    Objetivo
    • Refletir sobre a presença dos valores na organização do trabalho nas sociedades;
    • Discutir sobre a dimensão ética da prática profissional, em sua articulação com a técnica e a política;
    • Contribuir para uma ampliação da consciência dos profissionais no que diz respeito à sua atuação no contexto da empresa e da sociedade.
    Conteúdos
    • A distinção entre Ética e Moral
    • Os equívocos resultantes da identificação entre Natural, Normal e Comum
    • Alguns traços portadores de risco ético na relação Indivíduo /Instituição/ Sociedade
      • Cinismo
      • Narcisismo
      • Violência
      • Delinquência
    • A necessidade de mudanças
  3. Cenário de antropodiversidade: há muitos modos de ser humano…
    Tópicos
    • O Arcaico demolido, a Tradição preservada e o Futuro desatado!
    • A construção da permeabilidade interpessoal: o abalo dos fundamentos das certezas cristalizadas e das presunções aleatórias
    • Respeito sincero: o afastamento do risco da hipocrisia e da sedução cínica
    • A antropodiversidade e a visão de alteridade: flexibilidade sólida, convivência honesta e lealdade transparente
  4. Gestão do conhecimento: um desafio necessário
    Tópicos
    • Não nascemos sabendo! Ainda bem…
    • Educação, conhecimento e competência coletiva
    • Conhecimento, flexibilidade e comprometimento
  5. Cenários turbulentos, Mudanças velozes: Navegação, Proteção ou Separação
    O real não está nem na saída
    nem na chegada; ele se dispõe pra
    gente é no meio da travessia
    “(Guimarães Rosa)

    Tópicos
    • Mudanças no Mundo dos Negócios: tragédia ou drama?
    • Competência: condição coletiva e temporal
    • Organizações: de qualificadas a qualificantes
    • A gestão do estoque de conhecimento: sinal de inteligência estratégica
    • A atitude propositiva e não simplesmente reativa
  6. A emergência de múltiplos paradigmas: novos tempos, novas atitudes
    Tópicos
    • Momentos graves? Momentos grávidos…
      “Avalia-se a inteligência de um indivíduo pela quantidade de incertezas que ele é
      capaz de suportar”. (E. Kant)
    • A cautela imobilizadora
      “Na véspera de não partir nunca, ao menos não há que arrumar malas”. (Fernando Pessoa)
    • A competência contra o ímpeto inconsequente
      “Deus é contra quem faz a guerra, mas fica do lado de quem atira bem”. (Voltaire)
    • A tensão entre flexibilidade, persistência e rigidez
      “Os homens são como tapetes; às vezes precisam ser árabe)
    • A esperança não pode ficar em apuros
      “A tragédia do homem é o que morre dentro dele enquanto ele ainda está vivo”. (A. Schweitzer)
  7. Responsabilidade Social é coisa séria!
    Tópicos
    • A necessária distinção entre a positiva ambição e a deletéria ganância
    • Responsabilidade Corporativa: para além da cosmética…
    • Consolidar futuro: crescer COM as comunidades (nem apesar e nem contra)
    • Inteligência estratégica: sustentabilidade coletiva e elevação social
  8. Vida e carreira: Um equilíbrio possível? (Hexavalores para uma performance harmoniosa
    Tópicos
    • Equilíbrio vital (vida profissional é parte da vida e não toda ela)
    • Integridade pessoal (se me divido, vem sofrimento; se me reparto, vem harmonia)
    • Generosidade mental (ensinar o que se sabe robustece a competência)
    • Honestidade moral (coerência exemplar é praticar o que se ensina)
    • Humildade intelectual (perguntar o que se ignora é sinal de inteligência progressiva)
    • Persistência focal (resultado é construção planejada e não pura espera)
  9. A Arte de Liderar: Cinco Competências Essenciais
    Tópicos
    • Libertar a Mente
    • Elevar a Equipe
    • Recrear o Espírito
    • Inovar a Obra
    • Empreender o Futuro
  10. Da oportunidade ao êxito: Mudar é complicado? Acomodar é perecer!
    Tópicos
    • Vento favorável? Melhor procurar do que aguardar
    • Audácia não é a mesma coisa que aventura
    • Não se confunda “novo” com mera “novidade”
    • Mudar exige correr o risco do desequilíbrio momentâneo
    • Para além do óbvio: inovar é preciso!
  11. Qual é a Tua Obra? Inquietações Positivas sobre Gestão, Liderança e Ética
    Tópicos
    • Em busca de sentido: tripalium X poiesis
    • “Lembra-te que és mortal”
    • Gestão Pessoal, Gestão Vital
    • Liderança: vitalizar constantemente
    • Fundamental é chegar ao essencial
    • Ética: a nossa casa e a pessoa inteira

Corporativo

  1. Impacto dos valores e Preconceitos nas relações interpessoais: (flexibilidade, múltipla capacidade e convivência)
    Objetivo
    • Propiciar uma reflexão mais abrangente que possibilite uma compreensão crítica dos múltiplos fenômenos que envolvem, orientam e delimitam a ação humana e suas consequências;
    • Possibilitar uma análise crítica que abale os fundamentos de certezas cristalizadas, não como forma de desqualificá-las, mas para a diminuição de presunções aleatórias e geradoras de preconceitos.
    Conteúdos
    • Humanidade e Valores
    • Mutabilidade de Valores e Preconceitos
    • A visão de alteridade como princípio de convivência
  2. Ética, indivíduo, sociedade e empresa
    Objetivo
    • Refletir sobre a presença dos valores na organização do trabalho nas sociedades;
    • Discutir sobre a dimensão ética da prática profissional, em sua articulação com a técnica e a política;
    • Contribuir para uma ampliação da consciência dos profissionais no que diz respeito à sua atuação no contexto da empresa e da sociedade.
    Conteúdos
    • A distinção entre Ética e Moral
    • Os equívocos resultantes da identificação entre Natural, Normal e Comum
    • Alguns traços portadores de risco ético na relação Indivíduo /Instituição/ Sociedade
      • Cinismo
      • Narcisismo
      • Violência
      • Delinquência
    • A necessidade de mudanças
  3. Cenário de antropodiversidade: há muitos modos de ser humano…
    Tópicos
    • O Arcaico demolido, a Tradição preservada e o Futuro desatado!
    • A construção da permeabilidade interpessoal: o abalo dos fundamentos das certezas cristalizadas e das presunções aleatórias
    • Respeito sincero: o afastamento do risco da hipocrisia e da sedução cínica
    • A antropodiversidade e a visão de alteridade: flexibilidade sólida, convivência honesta e lealdade transparente
  4. Gestão do conhecimento: um desafio necessário
    Tópicos
    • Não nascemos sabendo! Ainda bem…
    • Educação, conhecimento e competência coletiva
    • Conhecimento, flexibilidade e comprometimento
  5. Cenários turbulentos, Mudanças velozes: Navegação, Proteção ou Separação
    O real não está nem na saída
    nem na chegada; ele se dispõe pra
    gente é no meio da travessia
    “(Guimarães Rosa)

    Tópicos
    • Mudanças no Mundo dos Negócios: tragédia ou drama?
    • Competência: condição coletiva e temporal
    • Organizações: de qualificadas a qualificantes
    • A gestão do estoque de conhecimento: sinal de inteligência estratégica
    • A atitude propositiva e não simplesmente reativa
  6. A emergência de múltiplos paradigmas: novos tempos, novas atitudes
    Tópicos
    • Momentos graves? Momentos grávidos…
      “Avalia-se a inteligência de um indivíduo pela quantidade de incertezas que ele é
      capaz de suportar”. (E. Kant)
    • A cautela imobilizadora
      “Na véspera de não partir nunca, ao menos não há que arrumar malas”. (Fernando Pessoa)
    • A competência contra o ímpeto inconsequente
      “Deus é contra quem faz a guerra, mas fica do lado de quem atira bem”. (Voltaire)
    • A tensão entre flexibilidade, persistência e rigidez
      “Os homens são como tapetes; às vezes precisam ser árabe)
    • A esperança não pode ficar em apuros
      “A tragédia do homem é o que morre dentro dele enquanto ele ainda está vivo”. (A. Schweitzer)
  7. Responsabilidade Social é coisa séria!
    Tópicos
    • A necessária distinção entre a positiva ambição e a deletéria ganância
    • Responsabilidade Corporativa: para além da cosmética…
    • Consolidar futuro: crescer COM as comunidades (nem apesar e nem contra)
    • Inteligência estratégica: sustentabilidade coletiva e elevação social
  8. Vida e carreira: Um equilíbrio possível? (Hexavalores para uma performance harmoniosa
    Tópicos
    • Equilíbrio vital (vida profissional é parte da vida e não toda ela)
    • Integridade pessoal (se me divido, vem sofrimento; se me reparto, vem harmonia)
    • Generosidade mental (ensinar o que se sabe robustece a competência)
    • Honestidade moral (coerência exemplar é praticar o que se ensina)
    • Humildade intelectual (perguntar o que se ignora é sinal de inteligência progressiva)
    • Persistência focal (resultado é construção planejada e não pura espera)
  9. A Arte de Liderar: Cinco Competências Essenciais
    Tópicos
    • Libertar a Mente
    • Elevar a Equipe
    • Recrear o Espírito
    • Inovar a Obra
    • Empreender o Futuro
  10. Da oportunidade ao êxito: Mudar é complicado? Acomodar é perecer!
    Tópicos
    • Vento favorável? Melhor procurar do que aguardar
    • Audácia não é a mesma coisa que aventura
    • Não se confunda “novo” com mera “novidade”
    • Mudar exige correr o risco do desequilíbrio momentâneo
    • Para além do óbvio: inovar é preciso!
  11. Qual é a Tua Obra? Inquietações Positivas sobre Gestão, Liderança e Ética
    Tópicos
    • Em busca de sentido: tripalium X poiesis
    • “Lembra-te que és mortal”
    • Gestão Pessoal, Gestão Vital
    • Liderança: vitalizar constantemente
    • Fundamental é chegar ao essencial
    • Ética: a nossa casa e a pessoa inteira