1. Resiliência e plasticidade na trajetória humana
    Em janeiro de 2013, Rodrigo foi convidado pelo World Economic Forum para realizar uma palestra sobre resiliência na trajetória humana. A palestra fez parte da programação do encontro anual do Forum, realizado em Davos, Suiça. A plateia era formada por chefes de Estado, presidentes de empresas e outras lideranças mundiais. O objetivo era explorar o conceito de resiliência, que tem origem na física, como uma competência humana fundamental para a superação das crises cíclicas enfrentadas pelo mundo contemporâneo. Desde então, Rodrigo tem sido chamado por empresas de diversos segmentos para falar sobre esse tema. Ao longo da palestra, Rodrigo utiliza sua história pessoal para apresentar um modelo sobre a dinâmica da trajetória humana, apontando insuficiências do conceito de resiliência e a importância de combiná-lo com o conceito de plasticidade.
  2. Gestão da diversidade humana nas organizações
    A gestão da diversidade humana nas organizações foi o tema de pesquisa de Rodrigo durante seu mestrado, na Fundação Getúlio Vargas. O objetivo da palestra é apresentar um conceito atual sobre diversidade, ressaltando sua abrangência e complexidade. Com base nesse conceito, Rodrigo introduz um modelo que serve como ferramenta para que as lideranças consigam planejar e gerenciar a questão da diversidade humana no cotidiano das organizações. A plateia é normalmente composta por diretores, gerentes de área e gestores de recursos humanos.
  3. Educação inclusiva: obrigação ou oportunidade?
    Desde 2009, Rodrigo lidera um centro de estudos voltado a pesquisa de boas práticas no campo da educação pública. O foco de seu trabalho tem sido escolas que conseguem conciliar a obrigação de atender com qualidade turmas heterogêneas de alunos, incluindo grupos historicamente excluídos, como crianças com deficiência ou transtornos de desenvolvimento. Ao longo da palestra, Rodrigo apresenta princípios universais da educação inclusiva, ilustrando-os com casos práticos de diversas regiões do mundo. Ao final, aponta as oportunidades que o modelo inclusivo de educação oferece para a melhoria do ensino para todos. A plateia é normalmente composta por educadores, gestores de instituições de ensino ou empresas interessadas em ampliar o repertório de seus funcionários sobre educação.
    Além dos temas acima, Rodrigo tem sido chamado para realizar palestra sobre:

    • Gestão de organizações do terceiro setor
    • A inclusão da pessoa com deficiência
    • Captação de recursos em organizações sem fins lucrativos
Segue abaixo exemplos de empresas que contrataram palestras do Rodrigo nos últimos anos:
  • Banco JP Morgan
  • Wal-Mart
  • Grupo Pão de Açúcar
  • SAP
  • Sulamérica
  • Grupo Fleury
  • Fundação Roberto Marinho