Táki Athanássios Cordás

Táki Athanássios Cordás

Professor Doutor em Psiquiatria

Graduado em medicina pela faculdade de medicina do ABC. Residência médica em psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP. Mestrado em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP, orientado por Eneida Matarazzo. Doutor em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP sob orientação do Prof. Valentim Gentil. Professor colaborador médico do departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Diretor técnico - Responde provisoriamente, em confiança, pelas funções – atividades de: Diretor Técnico Divisão Saúde, da Divisão de Serviços Técnicos da Diretoria Executiva do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, desde 1986 até a presente data, quando se faz necessário. Coordenador do Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares – AMBULIM. Coordenador dos Cursos de Especialização em terapias cognitivas e Curso de Aperfeiçoamento de Transtornos Alimentares. Responsável pela Enfermaria de Comportamento Alimentar do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Membro do corpo editorial da revista de psiquiatria clinica; Revista Brasileira de Psiquiatria e Jornal Brasileiro de Psiquiatria. Conselheiro Técnico – Científico da ASTRAL BR – Associação Brasileira de Transtornos Alimentares. Parecerista de periódicos científicos – Revista de Psiquiatria Clínica, Jornal Brasileiro de Psiquiatria; Revista Brasileira de Psiquiatria; Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, Cadernos de Saúde Pública – Reports in Public Health; Revista Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia e FAPESP. Autor entre outras obras de 110 artigos científicos, sendo 24 internacionais, de 105 capítulos de livros e 28 livros. Recebeu muitos prêmios, entre eles:
  1. Prêmio BRISTOL DE PSIQUIATRIA, BRISTOL E ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA, como Membro da Equipe do Ambulatório de Ansiedade.
  2. Prêmio ABP, melhor trabalho científico do ano, Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP.
  3. Menção Honrosa no XIV Congresso Brasileiro De Psiquiatria, Associação Brasileira de Psiquiatria- ABP.
  4. Menção Honrosa, Fundação ABRINQ.
  5. Prêmio Franco da Rocha pelo melhor trabalho em psiquiatria, Associação Paulista de Medicina - APM.
  6. Personalidades Brasileiras dos 500 anos - Com Inserção de Síntese Biográfica e Fotografia na Obra - Personalidade - Brasil 500 anos, Centro de Integração Cultural e Empresarial do Estado de São Paulo.
  7. V Premio Maria Lucia Ferrari Cavalcanti- Tradução, Adaptação, Validade e Precisão de um Questionário de Conhecimento Nutricional, Conselho Regional de Nutricionistas, categoria Nutrição Clínica.
  8. Diploma de Honra ao Mérito pela palestra Matzá com Mussaká, Organização Feminina WIZO de São Paulo.
  9. Os mais admirados da Medicina - Pesquisa seleciona o que a área de saúde no Brasil tem de mais exuberante: médicos e hospitais admirados, Publicado pela Análise Editorial.
  10. Prêmio Jabuti pelo livro Clínica Psiquiátrica: a visão do Departamento e Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP - categoria Ciências da Saúde na 54º Prêmio Jabuti, Câmara Brasileira do Livro.