1. Cenários e tendências
    • A transformação da economia e da administração contemporânea.
    • O cenário econômico baseado no conhecimento, na inovação e no talento.
    • O ser humano no centro do processo. O neo-renascimento.
    • A informação como bem econômico e o conhecimento como recurso competitivo.
    • Os princípios da nova economia e a civilização digital.
    • A globalização econômica e a mundialização cultural.
    • A evolução e a transformação do mercado consumidor. Novas exigências.
    • O novo consumidor: necessidades, desejos, prazer e personalização.
    • A economia das ideias, da grife, da marca, dos bits, dos sonhos e da cidadania.
    • A preponderância da inovação, do marketing e da comunicação.
  2. Estratégia e gestão
    • A gestão contemporânea das organizações.
    • Principais fatores da competitividade: estratégia, excelência, inovação e talento.
    • A empresa orgânica (não faz mal à saúde).
    • A empresa bipolar (manter e mudar tudo ao mesmo tempo).
    • A empresa varilux (multi-focal).
    • A empresa bacana (responsabilidade social) e a gestão colaborativa.
    • Estratégia é substantivo feminino: planejamento, visão, intuição e emoção.
    • A estrutura de valor de uma organização baseada em talentos.
    • A gestão do capital intelectual como diferencial competitivo.
    • Capital humano, capital de mercado, capital de processos e capital inovador.
    • A gestão da informação e do conhecimento.
    • Aprendizagem como processo gerador de valor e a educação corporativa.
    • Melhoria da produtividade: controle total das perdas e do desperdício.
  3. Excelência e qualidade
    • A excelência do modelo de gestão. A empresa inovativa.
    • A evolução do conceito de qualidade.
    • Além da satisfação do cliente: o sucesso do cliente.
    • Além do sucesso do cliente: a fidelização do cliente.
    • Além da fidelização: a evangelização do cliente.
    • Além da evangelização: o respeito dos clientes.
    • Colaborador é cliente. Fornecedor é cliente?
    • Qualidade de fato e qualidade percebida.
    • A economia do espetáculo: um show de atendimento.
    • A economia dos serviços: a atitude espetacular como diferencial.
    • A aura dos serviços e o comprometimento com os detalhes.
    • Todo serviço é temático: as quatro dimensões do serviço espetacular.
  4. Inovação e criatividade
    • Inovação de métodos, processos, serviços e… produtos.
    • A diferença entre criatividade e inovação.
    • Modelos de gestão da inovação.
    • Inovação estratégica: a exploração do futuro.
    • Mantendo uma cultura inovadora.
    • Principais obstáculos a uma cultura inovadora.
    • Criando um ambiente favorável à inovação.
    • Inovação aberta (ideias podem vir de fora).
  5. Talento e perfil
    • As causas da transformação do trabalho e do emprego.
    • As causas da transformação do perfil profissional.
    • Todo trabalho pode ser inovador e deve ser artístico.
    • O trabalho, o prazer e o ócio. O amor ao trabalho.
    • Como orientar os jovens em relação ao mercado de trabalho?
    • A seleção de pessoas pelo talento.
    • A definição de talento, competência e habilidade.
    • Características do talento inovador.
    • Desenvolvimento de “fortalezas” e gerenciamento das fraquezas.
    • O empreendedor: características e atitudes.
    • Valores da pessoa talentosa e características dos craques.
    • Senso da urgência e competência essencial.
    • A gestão de pessoas normalizada por resultados.
    • Carreira baseada na autonomia da busca do conhecimento.
    • Sistemas de avaliação da qualidade do trabalho.
    • Quanto você vale no mercado?
    • Saúde, segurança, qualidade de vida e estilo de vida.
    • Cinco dimensões para a qualidade de vida no trabalho.
    • Prevenção do desperdício de talentos.
    • Marketing pessoal para a carreira profissional.
  6. Liderança e equipes
    • A organização baseada em times (TBO).
    • O trabalho em equipes: do desempenho individual para a realização coletiva.
    • Características e qualidades de um grande time.
    • Do corporativismo para o cooperativismo: a gestão é colaborativa.
    • O perfil do líder contemporâneo. Crenças, valores e atitudes dos líderes.
    • Gerentes preservam, líderes transformam.
    • Transformando gerentes em líderes.
    • Como liderar funções e pessoas inovadoras.
  7. Vários (ênfase em segmentos ou setores)
    • Tendências globais da gestão de Recursos Humanos.
    • A transformação do varejo e o novo perfil do profissional de vendas.
    • Estratégia, qualidade, inovação e talento no serviço público.
    • Estratégia, qualidade, inovação e talento nas empresas públicas.
    • Estratégia, qualidade, inovação e talento nas instituições de educação.
    • Estratégia, qualidade, inovação e talento nas instituições de saúde.